PT
BR
Pesquisar
Definições



zero à esquerda

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
zerozero
|é| |é|
( ze·ro

ze·ro

)


nome masculino

1. Sinal numérico representado pelo algarismo 0, que não tem valor próprio, mas que, colocado à direita de um outro, lhe decuplica o valor no sistema de numeração decimal.

2. Ponto de partida da escala de graduação de um instrumento de medida.

3. Grau de temperatura que corresponde à do gelo fundente nas escalas de Celsius e Réaumur.

4. [Informal, Depreciativo] [Informal, Depreciativo] Pessoa sem importância (ex.: ele é um zero). = NULIDADE, ZERO À ESQUERDA

5. [Informal, Depreciativo] [Informal, Depreciativo] Pessoa que é incompetente ou ignorante em determinada área ou tarefa (ex.: deve haver mais zeros como eu na costura; ser um zero em geometria descritiva). = NULIDADE, ZERO À ESQUERDA

6. Absolutamente nada (ex.: fortuna reduzida a zero).


zero à esquerda

[Informal, Depreciativo] [Informal, Depreciativo] Pessoa sem importância. = ZERO

[Informal, Depreciativo] [Informal, Depreciativo] Pessoa que é incompetente ou ignorante em determinada área ou tarefa. = ZERO

etimologiaOrigem etimológica:francês zéro, do italiano zero, do árabe sifr, vazio, zero.

Ver também resposta à dúvida: concordâncias com unidades (II).
zero à esquerdazero à esquerda

Auxiliares de tradução

Traduzir "zero à esquerda" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Agradecia que me informassem se a palavra "desmotivante" pode ser ou não utilizada no nosso vocabulário português de Portugal?
Como poderá confirmar no Dicionário Priberam, a palavra desmotivante tem o significado "que desmotiva" e encontra-se correctamente formada (pela aposição do sufixo -ante, muito produtivo em português, ao verbo desmotivar), apesar de não estar registada na maioria dos dicionários.



Por vezes somos abordados desta forma: Deseja um café? Sim senhora, trago-lhe já. Sendo eu um indivíduo do sexo masculino, qual é a resposta correcta para esta questão e quais os erros que estão em causa?
As palavras senhor ou senhora são usadas como formas de tratamento de cortesia em relação a alguém a quem nos dirigimos. Assim, devem concordar em género e número com o destinatário da mensagem (ex.: As senhoras desejam chá? [sendo o destinatário feminino plural]; O senhor dá-me licença? [sendo o destinatário masculino singular]).

Na frase em questão na sua dúvida, trata-se de uma resposta dada coloquialmente (ex.: sim, senhora, trago-lhe já; não, senhores, não podem fazer isso), mas que mantém a forma de tratamento e deve obedecer à concordância lógica com o destinatário, pelo que a frase deverá ser, com um destinatário do sexo masculino, Sim, senhor, trago-lhe já.